Peirce, Wittgenstein, Moreno e a aprendizagem das reminiscências
uma leitura peirciana e da epistemologia do uso de Arley Moreno
DOI:
https://doi.org/10.53000/cpa.v27i37/38.4671Palavras-chave:
Peirce, Wittgenstein, Moreno, Epistemologia, Uso, PragmáticaResumo
Este artigo está dividido em duas partes. A primeira, Aprendizagem, remonta a fragmentos de memória, a partir dos quais um retrato compósito – como aquelas antigas fotografias – do professor Arley Ramos Moreno (1943-2022) possa ser composto. Esse retrato indica aspectos aparentemente socráticos do professor, mas não platônicos, que refletem aspectos de sua obra filosófica. A segunda parte, Reminiscências, tenta estabelecer sugestões para uma comparação entre o Peirce, Wittgenstein e Moreno, quanto a aspectos especificamente não essencializantes em suas filosofias. Ao final, o artigo chega a uma caracterização da epistemologia do uso de Moreno que a aproxima de conclusões de Peirce que poderiam ser tomadas como condições prévias para a possibilidade do projeto de Wittgenstein de uma terapêutica filosófica.
Referências
Bourdieu, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Texto revisto pelo autor com a colaboração de Patrik Champagne e Etienne Landais. Trad.: Denice Bárbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
Bouveresse, Jacques. Le mythe de l’interiorité: expérience, signification et langage privé chez Wittgenstein. Paris: Les Éditions de Minuit, 1976.
Black, Max. A companion to Wittgenstein’s Tractatus. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1964.
Granger, Gilles-Gaston. A quoi servent les noms propres? In: Langages, 16ᵉ année, n°66, 1982. Número temático Le Nom Propre, sous la direction de Jean Molino, pp. 21-36. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lgge_0458-726x_1982_num_16_66_1124. Acesso em: 20 out. 2018.
Gottschalk, Cristiane M. C. O papel do método no ensino: da maiêutica socrática à terapia wittgensteiniana. ETD - Educação Temática Digital, 12(1), 64–81, 2010. https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.842. Acesso em: 02 abr. 2022.
Kerr-Lawson, Angus. Peirce’s pre-logistic account of mathematics. In: Houser; Roberts; Van Evra (ed(s).). Studies in the Logic of Charles Sanders Peirce. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1997, p. 77-84.
Moreno, Arley R. 1995a. La philosophie et les universaux du langage. In: Joëlle Proust et Elisabeth Schwartz (ed.). La connaissance philosophique: essais sur l’oeuvre de Gilles-Gaston Granger. Paris: PUF, 1995a, pp. 251-269.
Moreno, Arley R. 1995b. Wittgenstein através das imagens. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995b.
Moreno, Arley R. 1995c. Estilo, pragmática, filosofia. In: Cadernos de história e filosofia da ciência, Campinas-SP, série 3, v. 5, n° especial Estilo, p. 35-57, jan.-dez. 1995.
Moreno, Arley R. 1996. Por uma pragmática filosófica. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas-SP (UNICAMP-IEL), n. 30, jan-jun. 1996, p. 9-20.
Moreno, Arley R. 2004. Erro, ilusão, loucura. In: Prado Jr. Bento. Erro, ilusão, loucura – ensaios. São Paulo: Editora 34, 2004, p. 57-76.
Moreno, Arley R. 2012. Introdução a uma epistemologia do uso. In: Caderno CRH, Salvador, v. 25, nº. especial 02, p. 73-95.
Moreno, Arley R. 2013. Entrevista com Arley Ramos Moreno, Kínesis, Marília-SP, v. V, n° 10, dezembro 2013, pp. i-xxxii. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/entrevistaarley.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.
Peirce, Charles S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Ed. by: C. Hartshorne & P. Weiss (v. 1-6); A. Burks (v. 7-8). Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-58. 8 v. Citado como CP, seguido dos números do volume e do parágrafo.
Peirce, Charles S. The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings. Volume 1: 1867-1893. Ed. by Nathan Houser and Christian Kloesel; Volume 2: 1893-1913. Ed. by the Peirce Edition Project. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1992-98. 2 v. Citado como EP, seguido dos números do volume e da página.
Peirce, Charles S. Writings of Charles Sanders Peirce: A Chronological Edition. Ed. by “The Peirce Edition Project”. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1982-2000. 6 v. Citado como W, seguido dos números do volume e da página.
Peirce, Charles S. The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce. Edited by Carolyn Eisele. The Hague; Paris: Mouton Publishers; Atlantic Highlands, NJ: Humanities Press, 1976. 4 v. Citado como NEM seguido dos números do volume e da página.
Rodrigues, Cassiano Terra (org.). 2012. Arley Morenum Liber Amicorum in memoriam. 1ª ed. São Paulo: Editora FiloCzar; Campinas-SP: Fundação Fausto Castilho.
Rodrigues, Cassiano Terra (org.). 2007. Matemática como ciência mais geral: forma da experiência e categorias. 2007. In: Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia, v. 4, nº 1, jan.-jun. 2007, p. 37-59. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/5719. Acesso em: 03 abr. 2022.
Santaella, Lúcia. 1996. Produção de linguagem e ideologia. 2ª ed. rev. e mpl. São Paulo: Cortez.
Santaella, Lúcia. 2004. O método anticartesiano de Charles S. Peirce. São Paulo: UNESP.
Thibaud, Pierre. 1987. Peirce on proper names and individuation. In: Transactions of the Charles Sanders Peirce Society, v. 23, nº 4, 1987, pp. 521-538. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40320201. Acesso em: 20 out. 2018.
Tiercelin, Claudine. 1993. Peirce’s realistic approach to mathematics: or, can one be a realist without being a Platonist? In: Moore, Edward C. (ed.). Charles S. Peirce and the Philosophy of Science: Papers from the Harvard Sesquicentennial Congress. Tuscaloosa, AL; London: The University of Alabama Press, pp. 30-48.
Tiercelin, Claudine. 1995. Dualité, triadicité et signification en mathématiques: ou pourquoi Granger ne peut finalement pas être peircien. In: Joëlle Proust et Elisabeth Schwartz (ed.). La connaissance philosophique: essais sur l’oeuvre de Gilles-Gaston Granger. Paris: Presses Universitaires Françaises, pp. 169-186.