Editorial
Resumo
A Modernos & Contemporâneos apresenta a seus leitores um número especial dedicado a um tema que, de modo constrangedor, ainda persiste nos meios acadêmicos brasileiros, qual seja, a desgastada tese eurocêntrica do caráter exclusivamente grego ocidental da filosofia. O elemento motivador deste dossiê é o texto publicado por um professor de filosofia de uma das mais renomadas universidades do país, no qual ele defende o historicamente indefensável: a inexistência da filosofia oriental. O referido professor ignora a vasta produção acadêmica sobre o tema, desde Leibniz até os dias atuais. Desconsidera — quando não desconhece — os estudos de lógica, epistemologia e ontologia dedicados aos pensamentos filosóficos tanto da China, do Japão, da Índia, como de outras tradições civilizacionais, repetindo acriticamente os jargões hegelianos do século XIX sobre a filosofia como sendo fenômeno restrito ao mundo grego-germânico. Pois bem, o leitor tem em mãos dez artigos que refutam tais teses e apresentam uma extensa bibliografia, apontando caminhos inevitáveis para qualquer pesquisador que deseje compreender, de forma geral ou aprofundada, as filosofias não ocidentais.
Desejo a todas e todos uma excelente leitura!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Florentino Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
