Cosmotécnica e Eficácia: problemáticas da hibridização da Medicina Chinesa com o paradigma biomédico ocidental
Cosmotechnics and Efficacy: problems of the hybridization of Chinese Medicine with the Western biomedical paradigm
Resumo
Este artigo propõe uma análise das contribuições da obra The Question Concerning Technology in China, de Yuk Hui, e a relação com o conceito de eficácia, de François Jullien, através de uma reflexão sobre a Medicina Tradicional Chinesa. A partir dessa discussão, buscamos explorar os desafios práticos e filosóficos de ressignificar tecnologias, considerando, como exemplo, as implicações dessa teoria na inserção da medicina chinesa no contexto ocidental. A eficácia terapêutica, enraizada em visões distintas de corpo e natureza, não pode ser plenamente traduzida sem perda de sentido. Buscamos, portanto, refletir sobre como integrar tecnologias sem apagar suas cosmologias originárias.
Palavras-chave: Cosmotécnica. Eficácia. Medicina Chinesa. Paradigma biomédico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nabylla Fiori de Lima, Gilson Leandro Queluz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
