Um panorama sobre as mudanças técnicas e as transformações de sensibilidade nas fotografias de guerra entre 1854 e 1938

Autores/as

  • Erika Zerwes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1208

Palabras clave:

Regimes de visualidade, Fotografia de guerra, Fotojornalismo

Resumen

Este artigo intenta traçar um panorama das modificações técnicas e de sensibilidades – do olhar, da estética, de um regime de visualidade – que ocorreram entre as primeiras experiências de registrar guerras por meio da fotografia. Parte-se de Roger Fenton na Guerra da Criméia, indo até a Guerra Civil Espanhola, com Robert Capa – que foi considerado pela revista inglesa como o “maior fotógrafo de guerra do mundo” em 1938.

Biografía del autor/a

Erika Zerwes, Universidade Estadual de Campinas

Pós doutorado pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Citas

BECK, Tom.David Seymour (Chim) . London: Phaidon Press, 2005.

CLARKE, Graham.Alfred Stieglitz . London, New York: Phaidon, 2006.

FREUND, Gisèle. La Fotografía Como Documento Social. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

FRIZOT, M. (ed).The New History of Photography . Köln: Köneman, 1998.

GOLDBERG, Vicki.The Power of Photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.

HOOD, Robert E.12 At War, Great photographers under fire. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1967.

HÜPPAUF, Bernd. “Experiences of Modern Warfare and the Crisis of Representation”. New German Critique , nº 59 (spring – summer, 1993).

LEMAGNY, Jean-Claude; ROUILLE, Andre (ed). Histoire de la Photographie. Paris: Larousse, 1998.

LEWINSKI, Jorge.The Camera at War: a history of war photography from 1848 to the present day. London: Octopus Books, 1986.

MORRIS, John G.Get The Picture, A personal history of photojournalism. Chicago and London: University of Chicago Press, 2002.

NEWHALL, Beaumont. The History of Photography. New York: The Museum of Modern Art, 1982.

RITCHIN, Fred. Close Witnesses, The involvement of the photojournalist. In: FRIZOT, M. (ed). The New History of Photography. Köln: Köneman, 1998.

TRACHTENBERG, Alan.Reading American Photographs, images as history, Mathew Brady to Walker Evans. New York: Hill and Wang, 1989.

WHELAN, Richard. ¡Esto Es La Guerra! Robert Capa en acción. Barcelona, New York, Göttingen: Museu Nacional d’Art de Catalunya /International Center of Photography / Steidel, 2009.

Publicado

2013-07-02

Cómo citar

Zerwes, E. (2013). Um panorama sobre as mudanças técnicas e as transformações de sensibilidade nas fotografias de guerra entre 1854 e 1938. História Social, (22/23), 197–215. https://doi.org/10.53000/hs.n22/23.1208