Apresentação

Autores

  • John Comerford Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carmen Andriolli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/rr.v9i1.2073

Palavras-chave:

ANPOCS, Mobilidade, Universo rural

Resumo

Apresentação do dossiê "Movimentos e Práticas de Circulação em Coletividades Rurais" da revista Ruris n. 9, número 1. Nessa edição, os artigos oferecem abordagens particulares sobre o mundo dos "fora da lei" em quatro países da América Latina. Os textos dessa edição têm em comum a preocupação de explorar, a partir de pesquisas bastante distintas em termos empíricos, teóricos e de momento de elaboração, os sentidos, as práticas, e as experiências de mobilidade, em especial aquelas que marcam coletividades que se definem ao menos parcialmente por sua relação com o campo (no sentido de universo rural).

Biografia do Autor

John Comerford, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor associado do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da mesma instituição.

Carmen Andriolli , Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Referências

COMEFORD, J. C. Como uma família: sociabilidade, territórios de parentesco e sindicalismo rural. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

INGOLD, T. Lines : a brief history. London: Routledge, 2007.

INGOLD, T. Being alive: essays on movement, knowledge and description. London: Routledge, 2011.

Downloads

Publicado

2015-10-10

Como Citar

Comerford, J., & Andriolli , C. (2015). Apresentação. RURIS (Campinas, Online), 9(1). https://doi.org/10.53000/rr.v9i1.2073

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)