De geidō a geijutsu. O caminho da arte e a arte como caminho na Escola de Kioto
Resumo
A palavra japonesa geidō 芸道 é formada por dois caracteres: o primeiro remete à“habilidade” ou “capacidade” de executar algo e o segundo a uma “via” ou “caminho”, de maneira que poderia ser traduzida por “via da arte”. Como observou Hisamatsu Shin’ichi em um diálogo com Martin Heidegger, “via”, aqui, não significa simplesmente “método”, mas mantém uma profunda relação com a vida. No entanto, para nomear a “arte” no sentido moderno “ocidental estético”,emprega-se, em japonês, o neologismo geijutsu 芸術. O segundo caráter, neste caso, contém mais claramente o significado de “método” ou “técnica”, além de “êxito/realização” e “destreza”. Partindo das distintas conotações que os dois termos evocam, propomo-nos a examinar a concepção tradicional e moderna da arte, no Japão, à luz das reflexões dos filósofosda Escola de Kioto sobre o “lugar do nada” (mu no basho 無の場所) como “campo expressivo”(hyōgenteki sekai表現的世界). Com isso, tentaremos mostrar a correspondência existente entre a concepção de arte como poiesis, ou autoexpressão criativa, de alguns desses filósofos e a compreensão tradicional japonesa da arte como via.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)