A Estética Japonesa é uma Poética
Resumo
A chamada estética japonesa é formada por um conjunto de termos, dentre eles monono aware, yūgen, sabi, wabi. Tais termos são invocados como representações de uma sensibilidade estética própria do Japão que teria fortes raízes em uma antiga tradição. Em nosso artigo, analisamos a estética japonesa como um discurso que fornece os modos através dos quais fala-se sobre essa suposta consciência do belo particular aos japoneses. Nesse sentido, propomos traçar os elementos de uma poética da estética japonesa. Apontamos três elementos que constituiriam tal poética: 1) a adoção dos conceitos de belo e arte vindos da filosofia ocidental como condutores da estética japonesa; 2) a afirmação de uma sensibilidade tradicional e particular ao Japão que teria seu fundamento teórico no conceito de simbolismo da modernidade ocidental; e 3) a intraduzibilidade dos termos pertencentes à estética japonesa a idiomas ocidentais, posicionando-a como antagônica ao ocidente, ao mesmo tempo em que representa o todo do oriente. Por fim, argumentamos que o discurso da estética japonesa ainda se encontra presente na atualidade, sendo utilizado como o fundamento filosófico para afirmações sobre a pureza e perenidade da “japonisidade”.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)