“Arte” A teoria da arte em Kitarō Nishida
Resumo
Este artigo procura elucidar a relação entre a filosofia de Kitarō Nishida e a Arte moderna. Ele tem seu ponto de partida em uma descrição dos movimentos da vanguarda estética na Europa na passagem do século XIX para o século XX, e aponta para as temáticas centrais deste período. Dentre estas, se destacam as questões do niilismo, da cisão entre a Arte e o Cristianismo e a ausência de um objeto na Arte. Partindo dessas premissas, ele trabalha em segundo lugar comos dois períodos mais relevantes na filosofia da Arte em Nishida. O primeiro período, centrado na obra Arte e moralidade estaciona em uma concepção clássica da Arte centrada na concepção do “Belo” e é considerado pouco relevante para a presente discussão. No entanto, o segundo período, marcado pelos conceitos da autoformação do mundo histórico, de “transcender o corpo na direção do corpo” e de “transcender a técnica na direção da técnica” é considerado capaz de um diálogo significativo com as temáticas da Arte moderna. O artigo conclui com uma breve consideração de um vínculo entre a religião e a arte em Nishida, vínculo este essencialmente distinto da visão cristã.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)