Dom de Iluditos: uma reflexão crítica em torno da noção de narrativa na teoria psicanalítica
Gifting fantasies: a critical reflection about the notion of narrative in psychoanalytic theory
Resumo
O presente trabalho pretende examinar alguns alicerces epistemológicos e filosóficos da noção de narrativa na teoria psicanalítica, e discutir seu valor à luz da psicanálise de orientação lacaniana. Para isso, examino suas funções em termos de dispositivo analítico e a partir de trabalhos de alguns autores para quem ela constitui uma noção chave. Mostro por que esses posicionamentos me parecem dificilmente conciliáveis com as exigências éticas da psicanálise, e como a própria noção de narrativa pode chegar a fazer obstáculo a elaborações realmente marcadas pelo selo do inconsciente. Sustento, em suma, uma clínica do ato analítico que pressupõe, para operar, o fracasso da narrativa entendida não somente como modo de defesa (segurar o fio); como busca fantasmática de uma subjetividade significável (identidade narrativa); mas também como resíduo, sintomatizando na teoria um fazer clínico incerto da sua causa.
Palavras-chave: narrativa; Paul Ricœur; Jacques Lacan; ato psicanalítico; clínica psicanalítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)