Editorial - Apresentação
Resumo
Transversalidades filosóficas
O termo “transversalidade” está na moda e as recomendações filosóficas básicas nos aconselham sempre a manter distância dos modismos. Até hoje seguimos essa regra. O Termo, entretanto, foi inevitável para o título deste Dossiê que é publicado
no dramático momento político pelo qual passa o Brasil: o ataque depredatório aos prédios da Praça dos Três Poderes de Brasília, no domingo passado, e a histórica posse do Presidente Lula, no domingo anterior.
A inspiração para o título deste Dossiê vem justamente das cerimônias de posse dos ministros, quando o termo “transversalidade” foi mencionado várias vezes, no contexto da formação dos ministérios compostos por negros, indígenas,
mestiços, brancos e orientais, de diferentes identidades de gênero. Tal composição dos ministérios objetiva solucionar uma infinidade de problemas sociais, econômicos, ambientais e impedir o extermínio de diversas etnias indígenas que habitam essas terras há milênios.
A vertente da Filosofia que trata dos possíveis diálogos entre as diversidades de pensamentos do planeta, tais como o diálogo entre as filosofias ocidentais e orientais, entre as filosofias indígenas (sim, são filosofias, pois não aceitamos a eurocêntrica
tese do caráter grego da filosofia) e as filosofia ocidentais, entre as filosofias indígenas e as filosofias orientais, foi, até hoje, denominada de várias formas: de filosofia intercultural; filosofia multicultural; filosofia intracultural; filosofia transcultural;
filosofia comparada e outros mais. Com o avanço destas discussões, insere-se agora outro termo que adotamos como título do Dossiê: filosofia transversal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Florentino Neto, Eduardo Vichi Antunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)