Autoritarismo e sociabilidade do ressentimento: contribuições nietzschianas para um combate em andamento

Authoritarianism and sociability of resentment: nietzschean contributions to an ongoing struggle

Autores

  • Átila B. Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Resumo

Este artigo tem por objetivo fornecer elementos, a partir da filosofia de Nietzsche, para a tentativa de compreensão e combate do autoritarismo. Para tanto, partimos da perspectiva genealógica aberta por Nietzsche com o objetivo de fornecer um olhar diagnóstico sobre as condutas autoritárias que periodicamente ressurgem nas sociedades contemporâneas, visando a mostrar o papel fundamental que o ressentimento desempenha nelas. Pretendemos argumentar que as condições para o periódico florescimento do autoritarismo estão ancoradas numa forma de sociabilidade ressentida, que caracteriza a matriz das culturas ocidentais, e do tipo de vida que se expressa por meio dela, as quais remontam às origens da vida social organizada pelo Estado. A hipótese é que a sociabilidade do ressentimento produz não apenas uma sociedade enfraquecida, como também, por consequência, indivíduos impotentes. Estes se tornam incapazes de lidar com os aspectos dolorosos da existência, e por isso se tornam sofredores em busca de entorpecimento ou salvação – até mesmo por meio da violência – tendência que forma as condições propícias para o (res)surgimento periódico de tendências autoritárias e figuras messiânicas.

Palavras-chave: Autoritarismo; ressentimento; sociabilidade; política; Nietzsche

Biografia do Autor

Átila B. Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor substituto no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Limoeiro do Norte.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

B. Monteiro, Átila. (2023). Autoritarismo e sociabilidade do ressentimento: contribuições nietzschianas para um combate em andamento: Authoritarianism and sociability of resentment: nietzschean contributions to an ongoing struggle. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 7(16), 99–126. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4854