Solidarity and Public-Participatory Budgeting: possible conditions to a Critical Theory?
Solidariedade e Orçamento Público Participativo: condições possíveis para uma Teoria Crítica?
Resumo
Do ponto de vista da teoria crítica, que prevê três etapas processuais de estudo e pesquisa, análise, diagnóstico e correção, e que também dialoga com a ontologia social, a filosofia social e a crítica social, podemos situar a esfera da ontologia social – o objetivo desta pesquisa é a investigação da natureza da realidade social, dos indivíduos e em particular das instituições sociais em relação a questão do orçamento público participativo (OPP cuja sigla em inglês é PPB) – como importante espinha dorsal para uma pesquisa crítica. Nesse sentido, a gênese constitutiva do PPB está ancorada nos pressupostos subjacentes de uma teoria crítica que permite emergir a solidariedade como possibilidade de pesquisa entendida como expressão de um pensamento crítico visando à emancipação pautado no PPB. Neste artigo, pretendo explicitar, brevemente, o entrelaçamento entre a solidariedade e o Orçamento Público Participativo como espaço fundamental para uma pesquisa crítica.
Palavras-chave: Teoria Crítica. Ontologia Social. Orçamento Público Participativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Henrique Sousa Assai
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)