A relação de Nietzsche com suas fontes filosóficas: Uma taxonomia dos usos
Nietzsche’s relation to his philosophical sources: A taxonomy of uses
Resumo
Meu propósito nesse artigo é, em primeiro lugar, apresentar as razões que tornam a adoção do estudo de fontes, no caso específico da obra de Nietzsche, um recurso metodológico particularmente promissor. Partindo de uma primeira taxonomia,
consagrada às diversas abordagens metodológicas no domínio da história da filosofia, argumento que um estudo de fontes se ajusta particularmente bem à obra de Nietzsche, tanto pelo caráter entimemático de sua forma de apresentação dos argumentos quanto pela natureza de alguns de seus compromissos filosóficos substantivos (como o perfeccionismo ético e o ficcionalismo descritivo). Proponho, por fim, uma segunda taxonomia (dos usos), que tipifica a variedade de relações que ele estabelece com suas fontes filosóficas: afinidade espiritual, filiação programática e apropriação instrumental.
Palavras-chave: taxonomia, estudo de fontes, historiografia da filosofia, Nietzsche
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rogério Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)