O lobo dentro da criança: Otimismo e hesitação na literatura evolucionária de Lu Xun
The Wolf Inside the Child: Optimism and Hesitation in Lu Xun’s Evolutionary Literature
Resumo
Propomos neste trabalho a imagem do lobo, símbolo da brutalidade e violência, como uma chave para o entendimento da literatura evolucionária de Lu Xun (1881-1936), em especial a mudança de tom que se observa entre seu primeiro livro de contos, Grito (Nahan, 呐喊, 1923), e o segundo, Hesitação (Panghuang, 彷徨, 1926). O lobo, que no primeiro livro está com seus dias contados com o surgimento do novo homem, aparece na segunda obra à solta e a devorar as crianças da China. O pessimismo gerado pela experiência do autor devora o seu otimismo inicial. Mostramos ainda como a imagem do lobo se articula com a filosofia pessoal de Lu Xun, isto é, sua crença no evolucionismo ético, e na nova humanidade conforme Nietzsche em Assim Falou Zaratustra, o que explica a sua crítica à cultura confucionista tradicional, a qual seria fundamentalmente estática e voltada aos modelos do passado.
Palavras-chave: Lu Xun; Lobo; Evolução ética; Cultura confuciana; Nietzsche.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Regis Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)