O Novo Confucionismo no século XXI: Diversas origens, muitos sentidos
Neo-Confucianism in the 21st Century: Diverse Origins, Many Meanings
Resumo
O Novo Confucionismo (Xin Rujia, também entendido como ‘Novo Academicismo’) é um movimento multifacetado e polissêmico que busca resignificar a existência do pensamento de Confúcio e de seus continuadores acadêmicos (Rujia) dentro da mundiviência chinesa, espalhando-se pela filosofia, história, política, entre outros muitos campos. É necessário analisar criticamente as diversas facetas dessa retomada, que invocam fontes, pensamentos e projetos bastante distintos. O Novo Confucionismo está longe de ser um movimento unificado, e encontra divergências bastante importantes no que diz respeito à invocação do passado e seus usos na contemporaneidade. Em nosso texto, buscaremos apresentar e discutir algumas das principais linhagens desse movimento, a partir de estudos chineses recentes realizados principalmente na China continental, e suas implicações para o futuro da filosofia chinesa.
Palavras-Chave: Novo Confucionismo; Filosofia Chinesa; China Contemporânea; Filosofia asiática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)