Alcançar a suprema altura e a extrema claridade, enquanto se segue o Caminho do Meio: o espírito da filosofia chinesa e sua formação

Attaining Supreme Heights and Ultimate Clarity While Following the Middle Way: The Spirit and Formation of Chinese Philosophy

Autores

  • Hai-Bo Gao Universidade Tsinghua

Resumo

Feng Youlan sustenta que o núcleo da filosofia chinesa reside em “Alcançar a suprema sabedoria enquanto se segue o Caminho do Meio” (极高明而道中庸), concepção intrinsecamente vinculada à unidade ontológica entre essência e fenômeno. Certos filósofos caracterizam essa orientação mediante a noção de “transcendência interna”, antitética à “transcendência externa” predominante na filosofia ocidental — esta última estabelecendo cisão radical entre essência e fenômeno. O conceito de “unidade entre céu e homem” (天人合一) configura manifestação paradigmática desse princípio. A gênese desse paradigma filosófico associa-se à transição da religião natural para a religião ética durante as dinastias Shang e Zhou. Nesse processo histórico, o Imperador Celestial de natureza moral substituiu progressivamente o Imperador Celestial antropomórfico, internalizando-se como virtude intrínseca aos indivíduos. Essa transformação alcançou sua consumação histórica nos períodos das Primaveras e Outonos e dos Reinos Combatentes.

Palavras-chave: “Alcançar a suprema altura e a extrema claridade, enquanto se segue o Caminho do Meio”; Unidade entre o céu e o homem; moralidade; Natureza do Mandato do Céu.

Biografia do Autor

Hai-Bo Gao, Universidade Tsinghua

Departamento de Filosofia, Universidade Tsinghua, Pequim, China, 100084.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Gao, H.-B. (2025). Alcançar a suprema altura e a extrema claridade, enquanto se segue o Caminho do Meio: o espírito da filosofia chinesa e sua formação: Attaining Supreme Heights and Ultimate Clarity While Following the Middle Way: The Spirit and Formation of Chinese Philosophy. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 9(21), 20–31. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5411