Musing on the Methodology of Intercultural Philosophy: Drawing upon from Professors Raimon Panikkar and Ninian Smart, and my Study of Nishida Kitarō
Reflexões sobre a metodologia da filosofia intercultural: Com base nos professores Raimon Panikkar e Ninian Smart e no meu estudo de Nishida Kitarō
Resumo
A questão da metodologia no campo emergente dos estudos interculturais interessou meus orientadores de pós-graduação na UCSB, cujas influências formativas foram indispensáveis para meu desenvolvimento intelectual. O pensamento complexo de Raimon Panikkar baseava-se na unidade da epistemologia e da ontologia (você “se torna” o que “sabe”). Ele também direcionou minha atenção para a filosofia de Nishida Kitarō. Ninian Smart anunciou sua própria abordagem para o estudo filosófico da religião. Abordo tópicos tão diversos (mas não limitados a) como: A unidade intrínseca da epistemologia e da ontologia (Raimon Panikkar, Nishida Kitarō) O valor indispensável da “objetividade” (Ninian Smart) A unidade do pensamento, da linguagem e do ser (Platão, Max Müller, Nishida) Meu objetivo geral é refletir sobre a “metodologia” da filosofia intercultural, da qual emerge uma sugestão sobre a utilidade de “textos bilíngues”, cuja utilidade pode ser promovida, especialmente no nível de pós-graduação.
Palavras-chave: Raimon Panikkar, Ninian Smart, Nishida Kitarō, filosofia da linguagem, metodologia como “meta hodos”
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michiko Yusa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
