A ontologia na psicanálise de Lacan
The ontology in Lacan's psychoanalysis
Resumo
Em estrito debate com a tradição filosófica, Lacan reiteradamente perfaz um questionamento radical da dimensão ontológica no âmbito da psicanálise, atinente à constituição do sujeito, ao referenciamento do inconsciente e à delimitação da prática clínica. O exame dos matizes desse questionamento se faz necessário para se vislumbrar o delineamento da problemática ontológica em Lacan e extrair suas implicações teórico-clínicas. Para tal, discute-se seus desenvolvimentos iniciais profundamente marcados pelo pensamento de Heidegger; a lacuna ontológica estruturante do sujeito enquanto falta-a-ser, constituinte da dimensão desejante; e a discordância entre ser e saber. A subversão operada por Lacan visa uma renovação da problemática do sujeito na psicanálise, inabordável no campo epistemológico, que leva a um tangenciamento ontológico, devendo, em última instância, se elaborar em uma ética.
Palavras-chave: Psicanálise; Jacques Lacan; Ontologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Bedin Affonso, José Francisco Miguel Henriques Bairrão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
