Antígona e a Ética do Desejo: A Sublimação Trágica em Jacques Lacan

Antigone and the Ethics of Desire: Tragic Sublimation in Jacques Lacan

Autores

  • Josiane Orvatich Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

O presente artigo aborda a leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, feita por Jacques Lacan no Seminário 7, como via régia para a fundação de uma ética do desejo que se opõe à moral utilitarista e hedonista. Discutimos como a ação radical e o brilho insuportável da heroína confrontam a lei da pólis, a lei de Creonte, e demonstram o estatuto ético do sujeito do inconsciente. A partir dos conceitos de desejo e sublimação, a análise lacaniana articula a estética trágica à estética do vazio, examinando como esta organização formal permite elaborar e dar tratamento aos temas sombrios e ao mal-estar na cultura, revelando o paradoxo da sublimação como força criativa e, simultaneamente, exigência destrutiva do Supereu.

Palavras-chave: Desejo; Sublimação; Supereu; Tragédia Grega.

Biografia do Autor

Josiane Orvatich, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Psicanalista, doutoranda em filosofia da psicanálise (PUCPR). Diretora de publicação da Editora Sinthoma.

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Psicanalista, pós-doutor pela Università del Salento (Itália). Doutor em Filosofia moderna e contemporânea (USP). Professor e coordenador da linha de pesquisa filosofia da psicanálise (PUCPR).

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Orvatich, J., & Ribeiro da Fonseca, E. (2025). Antígona e a Ética do Desejo: A Sublimação Trágica em Jacques Lacan: Antigone and the Ethics of Desire: Tragic Sublimation in Jacques Lacan. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 9(22), 112–124. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5472