Antígona e a Ética do Desejo: A Sublimação Trágica em Jacques Lacan
Antigone and the Ethics of Desire: Tragic Sublimation in Jacques Lacan
Resumo
O presente artigo aborda a leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, feita por Jacques Lacan no Seminário 7, como via régia para a fundação de uma ética do desejo que se opõe à moral utilitarista e hedonista. Discutimos como a ação radical e o brilho insuportável da heroína confrontam a lei da pólis, a lei de Creonte, e demonstram o estatuto ético do sujeito do inconsciente. A partir dos conceitos de desejo e sublimação, a análise lacaniana articula a estética trágica à estética do vazio, examinando como esta organização formal permite elaborar e dar tratamento aos temas sombrios e ao mal-estar na cultura, revelando o paradoxo da sublimação como força criativa e, simultaneamente, exigência destrutiva do Supereu.
Palavras-chave: Desejo; Sublimação; Supereu; Tragédia Grega.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josiane Orvatich, Eduardo Ribeiro da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
