Sofrimento estudantil na universidade: interlocução entre psicanálise, neoliberalismo e colonialidade

Student suffering in the university: dialogue between psychoanalysis, neoliberalism and coloniality

Autores

  • Beatriz Almeida Gabardo Traldi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Gustavo Marques de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Fernando Alberto Pozetti Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP)
  • Kelly Cristina Brandão da Silva Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo

Este artigo analisa o mal-estar universitário a partir da interseção entre psicanálise, neoliberalismo e colonialidade do saber, com base no relato de um estudante de uma universidade pública. A pesquisa, realizada por meio de grupos de escuta, permite compreender o sofrimento não apenas como experiência individual, mas como sintoma social. Discute-se como a lógica neoliberal de produtividade e responsabilização individual, articulada a hierarquias epistêmicas eurocêntricas, produz angústia, culpa e desamparo. A escuta psicanalítica evidencia os efeitos dessas contradições estruturais, mostrando que as pressões por desempenho e a medicalização do sofrimento reforçam a individualização e ocultam determinantes sociais e raciais, ao mesmo tempo em que favorecem a criação de espaços coletivos de resistência e emancipação.

Palavras-chave: Universidade; Psicanálise; Sintoma Social; Neoliberalismo; Colonialidade.

Biografia do Autor

Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1905-751X email: beatriz_gabardo@hotmail.com.

Gustavo Marques de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduando em psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Orcid: https://orcid.org/0009-0000-2598-7532 email: gumarques.oli@gmail.com.

Fernando Alberto Pozetti Filho, Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em filosofia (UNESP) e educação (USP); https://orcid.org/0000-0002-4814-536X email: felafilho@gmail.com.

Kelly Cristina Brandão da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3512-1481; email: kcbsilva@unicamp.br.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Almeida Gabardo Traldi, B., Marques de Oliveira, G., Pozetti Filho, F. A., & Brandão da Silva, K. C. (2025). Sofrimento estudantil na universidade: interlocução entre psicanálise, neoliberalismo e colonialidade: Student suffering in the university: dialogue between psychoanalysis, neoliberalism and coloniality. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 9(22), 125–142. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5473