Sofrimento estudantil na universidade: interlocução entre psicanálise, neoliberalismo e colonialidade
Student suffering in the university: dialogue between psychoanalysis, neoliberalism and coloniality
Resumo
Este artigo analisa o mal-estar universitário a partir da interseção entre psicanálise, neoliberalismo e colonialidade do saber, com base no relato de um estudante de uma universidade pública. A pesquisa, realizada por meio de grupos de escuta, permite compreender o sofrimento não apenas como experiência individual, mas como sintoma social. Discute-se como a lógica neoliberal de produtividade e responsabilização individual, articulada a hierarquias epistêmicas eurocêntricas, produz angústia, culpa e desamparo. A escuta psicanalítica evidencia os efeitos dessas contradições estruturais, mostrando que as pressões por desempenho e a medicalização do sofrimento reforçam a individualização e ocultam determinantes sociais e raciais, ao mesmo tempo em que favorecem a criação de espaços coletivos de resistência e emancipação.
Palavras-chave: Universidade; Psicanálise; Sintoma Social; Neoliberalismo; Colonialidade.
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Copyright (c) 2025 Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Gustavo Marques de Oliveira, Fernando Alberto Pozetti Filho, Kelly Cristina Brandão da Silva

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