La matière et la conscience dans le monde historique: Concomitance, produit cartésien et chose dialectique dans les explications schématiques de Nishida
Matéria e consciência no mundo histórico: concomitância, produto cartesiano e coisa dialética nas explicações esquemáticas de Nishida.
Resumo
Até o momento, as três séries de “Explicações Esquemáticas” de Nishida Kitarō (1935, 1937 e 1939) raramente foram analisadas e discutidas. Consequentemente, permanecem em grande parte desconhecidas. No entanto, seu estudo aprofundado permite uma compreensão adequada do desenvolvimento do vocabulário e da filosofia do Nishida tardio (1934–1945). Ao destacar a influência decisiva da teoria dos conjuntos sobre esse filósofo a partir de 1934, mostraremos que a matéria (incluindo o corpo) e a consciência, longe de serem separadas, são antes “concomitantes” (soku 即, ≡), na medida em que constituem as duas determinações do mundo histórico em que se situam. Esses desenvolvimentos levarão à afirmação crucial de Nishida: a consciência é material, enquanto a matéria é consciente.
Palavras-chave: Matéria, consciência, mundo histórico, concomitância, teoria dos conjuntos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jacynthe Tremblay

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
