La matière et la conscience dans le monde historique: Concomitance, produit cartésien et chose dialectique dans les explications schématiques de Nishida

Matéria e consciência no mundo histórico: concomitância, produto cartesiano e coisa dialética nas explicações esquemáticas de Nishida.

Autores

  • Jacynthe Tremblay Universidade de Nanzan

Resumo

Até o momento, as três séries de “Explicações Esquemáticas” de Nishida Kitarō (1935, 1937 e 1939) raramente foram analisadas e discutidas. Consequentemente, permanecem em grande parte desconhecidas. No entanto, seu estudo aprofundado permite uma compreensão adequada do desenvolvimento do vocabulário e da filosofia do Nishida tardio (1934–1945). Ao destacar a influência decisiva da teoria dos conjuntos sobre esse filósofo a partir de 1934, mostraremos que a matéria (incluindo o corpo) e a consciência, longe de serem separadas, são antes “concomitantes” (soku 即, ≡), na medida em que constituem as duas determinações do mundo histórico em que se situam. Esses desenvolvimentos levarão à afirmação crucial de Nishida: a consciência é material, enquanto a matéria é consciente.

Palavras-chave: Matéria, consciência, mundo histórico, concomitância, teoria dos conjuntos.

Biografia do Autor

Jacynthe Tremblay, Universidade de Nanzan

Pesquisadora da Universidade de Nanzan e uma das mais importantes especialistas na filosofia de Kitaro Nishida. Autora e tradutora de vários livros e artigos sobre Nishida.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Tremblay, J. (2025). La matière et la conscience dans le monde historique: Concomitance, produit cartésien et chose dialectique dans les explications schématiques de Nishida: Matéria e consciência no mundo histórico: concomitância, produto cartesiano e coisa dialética nas explicações esquemáticas de Nishida. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 9(22), 245–269. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5480

Edição

Seção

Artigos independentes