No sonhário dos sonhadores: por uma história conceitual dos sonhos e do aparelho psíquico
Des rêveurs en leur “rêvoir”: pour une histoire conceptuelle des rêves et de l‘appareil
Resumo
Este ensaio propõe uma reconstituição da trajetória de algumas das teorias do sonho e do aparelho psíquico que tiveram influência significativa, desde o Freud dos anos 1930 até Ogden, Bollas e Ferro, passando por Ferenczi, M. Klein, E. Sharpe, Meltzer, Lacan e Bion. O estudo evidencia a amplificação progressiva dos conflitos de interpretação entre diferentes leituras do capítulo final de A interpretação dos sonhos, buscando, contudo, detectar nele uma certa lógica dialética. Tal empreendimento insere-se no campo da história conceitual e, portanto, articula a crítica epistemológica com a análise das condições históricas concretas de emprego dos conceitos. Essa investigação chega a dois resultados principais: destaca a crescente importância dos problemas colocados pelos estados-limite nas transformações pós-freudianas da teoria psicanalítica do sonho e aponta a incerteza, ainda não resolvida, que afeta suas variantes mais recentes. Isso se deve ao fato de que, ao se afastar do modelo mecanicista freudiano original, o aparelho psíquico, tal como concebido nas variantes mais recentes da teoria psicanalítica, encontra-se como que suspenso em um “espaço” intrapsíquico de difícil apreensão.
Palavras-chave: Sonho; Interpretação do Sonho; Aparelho Psíquico; História da Psicanálise; Sonhário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pierre-Henri Castel; Francisco Capoulade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
