Leibniz e a Teologia Política dos Chineses
Resumo
Neste artigo, reconsidero os contextos ético-políticos e políticos teológicos da recepçãoe interpretação de Leibniz sobre a cultura e o pensamento políticos chineses. Este estudo examinaa filosofia política e a “teologia política” de Leibniz para esclarecer como ele interpretou o sistemapolítico chinês e o pensamento político confucionista como um modelo de realeza iluminada ebenevolente enraizada na teologia natural no contexto do Iluminismo primitivo. Esta abordagem- articulada com diferentes graus de entusiasmo em pensadores como Leibniz, Wolff, Bilfingere Voltaire - no período posterior e pós-Iluminismo - em pensadores como Herder, Kant eHegel - se tornaram um modelo dos abusos de o poder absoluto e representam a obediência e aheteronomia do antigo regime tanto quanto do “Oriente”. A idéia ocidental da China como umregime ahistórico e atemporal de “despotismo oriental” foi moldada por disputas sobre a relaçãoapropriada entre política e religião e monarquia iluminada e autodeterminação popular durante olongo século XVIII. Neste artigo, reconsidero os contextos ético-políticos e políticos teológicos da recepçãoe interpretação de Leibniz sobre a cultura e o pensamento políticos chineses. Este estudo examina
a filosofia política e a “teologia política” de Leibniz para esclarecer como ele interpretou o sistema
político chinês e o pensamento político confucionista como um modelo de realeza iluminada e
benevolente enraizada na teologia natural no contexto do Iluminismo primitivo. Esta abordagem
- articulada com diferentes graus de entusiasmo em pensadores como Leibniz, Wolff, Bilfinger
e Voltaire - no período posterior e pós-Iluminismo - em pensadores como Herder, Kant e
Hegel - se tornaram um modelo dos abusos de o poder absoluto e representam a obediência e a
heteronomia do antigo regime tanto quanto do “Oriente”. A idéia ocidental da China como um
regime ahistórico e atemporal de “despotismo oriental” foi moldada por disputas sobre a relação
apropriada entre política e religião e monarquia iluminada e autodeterminação popular durante o
longo século XVIII.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)