Le obiezioni agli ‘Essais’: la corrispondenza con Morin
Resumo
O artigo de Massimiliano Savini tem por objeto a correspondência, ocorrida em 1638,entre Jean-Baptiste Morin e René Descartes, acerca da Dióptrica. Savini descreve, primeiramente,o contexto da correspondência em questão. Morin havia publicado, em 1634, seu Longitudinumterrestrium necnon coelestium nova et hactenus optata sententia, em que, essencialmente, afirmavapoder estabelecer tabelas astronômicas mais exatas que as disponíveis na época, porque seriaminferidas de princípios verdadeiros, não de hipóteses. Munido dessa concepção de ciência, Morinquestionaria o uso de suposições feito por Descartes, sobretudo no tocante à natureza da luz. Se,por um lado, Morin pretendia fornecer uma astronomia demonstrada, por outro, parecia, parao autor do Longitudinum, que Descartes se movesse no sentido oposto: ao evitar o problemada essência da luz, Descartes teria dado um tratamento hipotético para a física, disciplina estaem que o uso de hipóteses seria absolutamente inaceitável para Morin. Savini conclui que essapolêmica entre os dois autores mostraria que, enquanto Morin ainda pensava a física separadada astronomia, de modo que esta teria sido demonstrada em seu Longitudinum, para Descartesessas duas disciplinas seriam unificadas numa ciência dos fenômenos ou, em outras palavras, numaciência de mundo adspectabili.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)