O caso antipático da dialética: um certo contexto de vetos e reinaugurações da Ciência da Lógica de Hegel
Resumo
Este ensaio visa à contextualização de alguns “pontos nodais” do processo, iniciadoem meados da década de 1960, de reinserção da Ciência da lógica de Hegel no debate filosóficocontemporâneo. Trata-se de selecionar aspectos da atuação de pesquisa e docência de algunsprofessores de filosofia que iniciaram suas carreiras nas primeiras horas desse momento depassagem e que, assim, documentaram essa mudança dos ventos, sentida tanto em intensos eimportantes núcleos universitários, como Paris, Frankfurt (e, no nosso caso, São Paulo), quanto emsuas respectivas “periferias”, a saber, São Paulo, Heidelberg (e Campinas). Alguns trabalhos de J.Habermas, G. Lebrun, P. Arantes, M. Theunissen, M. Lutz-Müller foram para tanto comentadose de certa maneira alinhavados no sentido de tecer um certo contexto de declinação ao contextohabermasiano de veto à pesquisa da Lógica de Hegel.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)