Em face do Nada: examinando abordagens não-existencialistas do estudo acadêmico

Autores

  • Gereon Kopf

Resumo

Como se sabe, James Heisig se referia aos filósofos da escola de Kyoto como “filósofos do nada”. Enquanto não há dúvidas de que o conceito de “nada” seja central para o projeto de muitos filósofos da escola de Kyoto, não existe consenso sobre a teoria do estudo acadêmico em face do“nada absoluto”. Alguns filósofos argumentaram por um intuicionismo, alguns pela dialética, e alguns por um tipo de transracionalismo. Este artigo pretende explorar como a “lógica do soku”de Kitarō Nishida, a “dialética inclusiva” de Takahashi Satomi, o “criticismo absoluto” de Tana Hajime, a intepretação da verdade dupla de Wasuki Tetsuro e a “lógica da antifonia” de Koyama Iwao conceitualizam o projeto filosófico à luz do “nada absoluto”. O objetivo dessa investigação é examinar quais implicações o não-essencialismo tem para o projeto filosófico. No fim, esse artigo argumentará que uma abordagem de múltiplas entradas da filosofia reflete o omnicentrismo latente no melhor da filosofia posterior de Nishida.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Kopf, G. (2018). Em face do Nada: examinando abordagens não-existencialistas do estudo acadêmico. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 2(3). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3318