El camino de nishida kitarô hacia una fundamentación filosófica de las matemáticas
Resumo
Em sua preocupação epistemológica, Nishida tentou fazer uma fundamentação filosófica da matemática. A avaliação negativa que os matemáticos fizeram de sua escrita “Fundamentos filosóficos da matemática” é bem conhecida. A principal razão pela qual é considerada como uma escrita malsucedida que requer uma recomposição total é que ela foi examinada como um raciocínio matemático que procura colocar as bases da matemática na teoria dos conjuntos, teoria de grupos ou teoria topológica. Embora Nishida tenha tentado fazer uma apresentação desses três aspectos para derivar pontos que poderiam servir para exemplificar o que ele procurou enfatizar em sua epistemologia, a escrita acima não se destina a fazer uma base matemática através dessas três teorias, começando com a lógica e a teoria dos conjuntos, seguidos por corpos ordenados ou grupos e espaços topológicos no estilo do grupo “Bourbaki.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)