Ética, política, educação: ensaio para um Espinosa contemporâneo. Ethics, politics, education: essay for a contemporary Spinoza
Resumo
O texto a seguir colhe elementos diretamente da filosofia de Espinosa para pensar questões contemporaneamente. Não farei da crise o conceito central, mas existe a assunção de que uma crise perpassa a experiência política, desde sua expressão institucional às formas como singular e coletivamente a temos vivido. Assim sendo, o foco do texto é, na verdade, resistências a certas dinâmicas que operam a crise em campos ético, político e, enfim, ao redor da educação, na medida em que experiência política e formação civil são inextricáveis no pensamento de Espinosa. Desse modo, pluralidade, união e comunicação são conceitos que recobram sua profundidade em nossos dias se os perspectivamos a partir de uma filosofia “da vida” espinosana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)