Les affects sont effects: Para pensar a noção de afeto em Jacques Lacan
Les affects sont effects: To think about Jacques Lacan’s notion of affection
Resumo
No presente artigo desenvolvemos uma análise em torno da noção de afeto na psicanálise de Jacques Lacan, a partir principalmente dos seguintes seminários: IX – l’Identification (1961/62), X – l’Angoisse (1962/63), XX - Encore (1972/73); e da comunicação Télévision (1974). Fornecemos, em primeiro plano, subsídios teóricos que demonstram falsa a premissa de que Lacan teria negado a categoria afeto em suas obras, confirmando improcedente a acusação de um suposto “intelectualismo” em seu ensino. Em segundo lugar, fundamentamos a noção de afeto na perspectiva lacaniana a partir da afirmação do autor de que “os afetos são um toque do Real”. Designamos duas classes de “circuitos afetivos”: afetos de alienação e afetos de separação na relação não antinômica com o discurso, com a linguagem, com o enodamento significante. Por fim, avançamos com a noção de desamparo (Hilflosigkeit) e angústia (Angst), afetos por excelência de separação e despossessão daquilo que o sujeito enuncia como próprio, constitutivo, identitário; algo determinante para a clínica e para os processos de (des)subjetivação.
Palavras-chave: Jacques Lacan; afeto; linguagem; discurso; desamparo; angústia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)