A Escola de Kyoto, a filosofia ocidental e as artes indígenas amazônicas. Triálogo para a construção de um encontro de saberes filosóficos
The Kyoto School, western philosophy and amazonian indigenous arts. A trialogue toward the creation of a meeting of philosophical knowledges
Resumo
O modelo de diálogo entre a filosofia ocidental e a oriental parte do princípio de que a filosofia brasileira é a mesma ocidental, como se não contássemos com outras tradições de pensamento - por exemplo, as indígenas, afro-brasileiras e dos demais povos tradicionais. O artigo propõe formular as bases para um triálogo entre o pensamento ocidental, o oriental e as artes e as ciências dos indígenas amazônicos brasileiros. Para tanto, desenvolvo uma leitura estética e filosófica, inspirada nas teorias da arte e das relações entre seres humanos e natureza de Nishida e de Dogen, de uma bolsa de palma de buriti chamada darruana, confeccionada pelos Wapixana e Makuxi do Roraima. Trata-se de um artefato excepcional, trançado com uma única folha, cuja realização é uma co-autoria entre a palmeira e o artesão indígena. Ofereço este triálogo como contribuição para a construção de uma perspectiva filosófica brasileira, distinta da oriental e da ocidental, ainda que complementar a ambas.
Palavras-chave: Triálogo filosófico; pensamento indígena; arte amazônica; filosofia intercultural - Nishida
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)