Implodir o eurocentrismo e interculturalizar o currículo da filosofia
Imploding Eurocentrism and interculturalizing the curriculum of philosophy
Resumo
Apresento aqui o esboço da proposta de uma reformulação geral do currículo da filosofia como uma disciplina acadêmica no Brasil. Parto do artigo de M. A. Werle como emblemático dessa formação filosófica eurocêntrica, monoepistêmica e monocultural que não reconhece, explicitamente, a existência de uma filosofia oriental ou africana, reproduzindo o racismo epistêmico que se estruturou na Europa em torno dos escritos de Antropologia de Immanuel Kant. Em contraponto à atitude de Werle, recupero a disposição para o diálogo com a filosofia chinesa exercitada por G. W. Leibniz e especialmente por Christian Wolff, vítima que foi de uma violenta censura acadêmica contra seu ensaio sobre a filosofia prática chinesa no século XVIII. O novo currículo poderá se inspirar nos Colóquios de Filosofia Oriental da Unicamp e no movimento do Encontro de Saberes. Adaptando, 200 anos depois, a postura aberta leibniziana-wolffiana para a realidade brasileira, colocaremos em pé de igualdade as tradições filosóficas ocidentais, orientais, indígenas, afro-diaspóricas e de todos os demais povos.
Palavras-chave: eurocentrismo, filosofia intercultural, racismo, pluriepistêmico, Encontro de Saberes
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Jorge de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
