O Sujeito: Entre a renúncia e a recusa
The Subject: Between renunciation and refusal
Resumo
O presente trabalho pretende abordar possíveis desdobramentos do último mecanismo de defesa apresentado por Freud, em um texto inacabado do final de sua vida, a Cisão do Eu como mecanismo de Defesa (1938). No início desse escrito existe uma vaga alusão à possibilidade de que o mecanismo seja “há muito conhecido e óbvio”, porém, apesar de tal indicação, Freud não segue por essa via. Acreditamos poder ler os fenômenos da vida psíquica, em diversos âmbitos, como consequências dessa divisão fundamental. Para isso, percorremos alguns importantes textos freudianos na tentativa de entrever como a Divisão do Eu poderia se configurar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)