A consciência moral como proteção e ameaça aos indivíduos e à cultura
Moral conscience as protection and threat to individuals and culture
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar o percurso conceitual de constituição da consciência moral (Gewissen) nos textos culturais de Sigmund Freud, mostrando que a reflexão sobre a moralidade nesse autor não se limita ao pensamento acerca da renúncia pulsional e do supereu, mas abrange outras noções importantes, tais como ambivalência, tabu, consciência de culpa, medo social e ideal do eu. A escolha da Gewissen como objeto se justifica, sobretudo, em razão do desconhecimento de suas nuances teóricas — origem, alcance e consequências. Assim, propomo- nos apresentar de forma breve a gênese e os diversos usos e sentidos da noção de consciência moral bem como seu potencial ambivalente, no período que vai 1908 a 1930, buscando compreendê-la desde a perspectiva ontogenética e filogenética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)