A ética à margem da educação: Uma ameaça à construção da humanidade
Ethics in the margins of education: A threat to the construction of humanity
Resumo
Este trabalho tem a intenção de desenvolver uma reflexão sobre a dimensão ética do trabalho educativo, muitas vezes desconsiderada no contexto contemporâneo. Embora a ética esteja presente na maioria dos discursos e das propostas sobre educação, nem sempre ela é levada em conta na concretização dessas propostas, especialmente quando se trata de políticas educacionais. É dessa constatação que se parte, sem dúvida, quando se afirma que “a filosofia, que foi o ‘texto central da educação’, ... é hoje relegada para suas margens”. E a face da filosofia que realmente se encontra mais marginalizada aí é a da ética. Na verdade, isso é um reflexo do que encontramos no contexto social global. Aí se manifesta um desencontro entre discurso e prática, com consequências desastrosas na vida dos indivíduos e grupos. Gera-se uma crise que se revela em todas as instâncias – na economia, na política, na totalidade das instituições. Na medida em que a educação pode ser definida como gesto de construção da humanidade, partilha, construção e reconstrução de cultura, o processo educativo não pode prescindir de um olhar crítico, que questione a consistência, o fundamento dos valores de caráter moral que orientam a vida dos sujeitos nas diversas sociedades, suas ações e relações. É esse o olhar da ética. Assim, é preciso um esforço no sentido de garantir a presença desse olhar no processo educativo, “desmarginalizá-lo”, incluí-lo como elemento essencial da educação, numa perspectiva utópica. Isso requer dos educadores consciência e compromisso, engajamento e aposta na realização da vida boa, para todos.
Palavras-chave: Educação; humanidade; ética; “desmarginalização”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)