Le philosophe et les marges de la pédagogie
The philosopher and the margins of pedagogy
Resumo
La lecture des pédagogues, longtemps alimentée par les philosophes de l’éducation, s’est construite en France principalement sur une lecture anhistorique et souvent décontextualisée de « grands pédagogues », loin des pratiques concrètes et des réseaux pédagogiques. Cette lecture a pu générer des effets négatifs indirects, en particulier l’affaiblissement du message pédagogique et de la portée critique des pédagogues. Ce texte propose de réfléchir à l’élaboration d’un autre paradigme historiographique et philosophique possible, entre philosophie et histoire, à partir des marges. Cette autre lecture des pédagogues, en « lieues de chien » suppose d’arpenter d’autres terrains, d’investir des zones non investies ou ensevelies chez les pédagogues, modes et philosophies de vie, transmissions spécifiques, et pratiques concrètes.
Mots clés: Pédagogie, philosophie de l’éducation, histoire de l’éducation, pratiques, marges
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)