Sobre a utilidade das verdades de Nietzsche a respeito das mulheres
On the usefulness of Nietzsche’s truths about women
Resumo
No aforismo 231 do livro Além de Bem e Mal, Nietzsche circunscreve a exposição que fará: falará algumas verdades sobre “a mulher em si”, mas que se tratam apenas de verdades dele. Neste artigo, pretendo trazer outras verdades de Nietzsche, acerca de outras mulheres que ele faz aparecer em suas obras. Apesar
de serem verdades dele, meu objetivo é mostrar que se trata de uma multiplicidade sempre inserida na contraposição que ele estabelece entre mulheres e a tradição masculina, que sempre disputa a elaboração da mulher. O modo tal como Nietzsche escreve sobre “mulher”, “mulheres” e “feminino” fornece perspectivas úteis para o feminismo mais contemporâneo realizar o desmantelamento das categorias morais, que são ferramentas sociais restritas para culturas masculinas.
Palavras-chave: mulher, Nietzsche, moral, cultura masculina
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)