Capra e a loucura da analogia
Capra and the analogy delusion
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as afirmações feitas por Fritjof Capra na obra O Tao da Física acerca da unidade fundamental das tradições místicas
orientais e de como tal unidade expressa ideias que a física do século XX defende acerca da natureza fundamental da matéria. Neste sentido analisaremos a tese fundamental da obra de Capra, os pontos de comparação que ele aponta como expressões de um mesmo pensamento nas várias tradições orientais escolhidas por ele para em seguida centrar nossa atenção no budismo. Após uma crítica do modo como Capra reconstrói esta tradição religiosa, apresentaremos uma possibilidade de diálogo entre budismo e física que acreditamos ser mais promissora do que aquela feita por Capra.
Palavras-chave: Budismo; oriente; ciência e religião.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)