Ecologia Sob a Queda do Céu
Ecology Under the Falling Sky
Resumo
Este artigo pretende explorar o conceito de ecologia presente na obra de Davi Kopenawa e Bruce Albert, A Queda do Céu. Este livro é estudado aqui
com o apoio de estudos antropológicos da etnologia ameríndia, principalmente as obras de Bruce Albert e Eduardo Viveiros de Castro. A proposta é elaborar uma concepção não antropocêntrica da ecologia no pensamento de Kopenawa capaz de desafiar nossos conceitos políticos demasiado centrados em nós humanos como os únicos agentes históricos. Tal antropocentrismo moderno e ocidental não têm feito mais do que colocar em risco nossas próprias condições de existência neste planeta. Esta concepção de ecologia proposta aqui é possível através da compreensão cosmológica da natureza presente na cosmologia Yanomami, principalmente com foco no conceito de urihi a, e traz uma maneira diferente de lidar com a entropia cósmica na perspectiva do xamanismo.
Palavras-chaves: Cosmopolítica; Ecologia; Cosmologias Ameríndias; Natureza; Entropia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)