Notas sobre Espinosa e o Barroco
Notes on Spinoza and the Baroque
Resumo
Neste estudo expomos, de maneira breve, a partir de um conjunto de artigos publicados na revista Chronicon Spinozanum, uma das principais a teses de Carl Gebhardt, a saber, a de que Espinosa seria a grande expressão do Barroco, isto é, que as categorias de sua filosofia seriam a tradução autêntica e sistemática da cultura de sua época. Ao mostrar a origem dos conceitos de época e estilo, que Gebhardt toma de Heinrich Wolfflin em sua obra seminal sobre a transição de estilos na arquitetura, entre o Renascimento e o Barroco, discutimos o significado da posição de Gebhardt no contexto intelectual alemão no início do século XX. Num segundo momento, aplicamos as características e as formulações do Barroco traçadas por Gebhardt a um caso concreto de suma importância para a filosofia de Espinosa e para sua época: a noção de infinito atual. Nosso propósito nesse ponto é investigar a intrincada concepção de infinito atual em Espinosa, a partir da presença de Hasdai Crescas em seu pensamento. Por fim, avaliamos que a presença de formulações oriundas da Espanha medieval gótica numa questão de absoluta centralidade da modernidade é um caso exemplar da validade da tese de Gebhardt que vê o Barroco irromper na valorização do infinito e nas forças morfogênicas do Renascimento e da Espanha do período Gótico que encontram em Espinosa seu ponto de fusão.
Palavras-chave: Gebhardt, Infinito, Espanha, Barroco, Gótico, Crescas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Guerra Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)