Exame dos engenhos para as ciências. Onde se mostra a diferença de habilidades que existe nos homens e o gênero de letras que corresponde a cada um em particular
Tradução do primeiro capítulo da edição princeps de 1575, acompanhada de nota introdutória
Resumo
Juan Huarte de San Juan nasceu em San Juan del Pie del Puerto, Navarra, por volta de 1529 e morreu em Baeza em 1588.
Sua obra, “Examen de ingenios para las sciencias, Donde se muestra la differencia de habilidades que ay en los hombres, y el genero de letras que a cada uno responde en particular”, aparece em 1575, um tratado de psicologia que teve grande impacto na história dessa disciplina, contando com muitas reedições e traduções nas décadas seguintes, apesar da censura da Inquisição. Diferentemente das teorias psicológicas dominantes em sua época, Huarte procurou mostrar que a constituição material do cérebro tinha um papel determinante nas diferenças individuais relativas ao engenho (ingenio).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Guerra Ferraz, Jerry L. Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)