A filosofia e o feminino em Heloísa de Argenteuil
Philosophy and the feminine in Heloísa of Argenteuil
Resumo
O propósito deste estudo é refletir sobre duas questões em Heloísa de Argenteuil (1090-1163/64), quais sejam: (i) o que é filosofia? (ii) A fêmea humana é naturalmente capacitada para o exercício da filosofia?. A reflexão está dividida em três partes. Na primeira, apresento uma introdução geral sobre as duas questões a partir de outros autores, aliás, mediante tais autores, evidencio que, quanto à segunda questão, Heloísa não se constitui como raridade. Na segunda parte, por sua vez, articulo as noções de “filosofia” e “racionalidade” ao especular se, para Heloísa, Marcela de Roma (325-410) exercia a filosofia. Na terceira parte, enfim, analiso duas diferentes leituras sobre Aspásia de Mileto (470-410/400), uma de Cícero (Sobre a invenção 1, 31), que considera Aspásia apenas como oradora e, outra de Heloísa (Carta II) segundo a qual, além de oradora, Aspásia também seria filósofa.
Palavras-chave: Razão. Alma intelectual. Ensino de Filosofia. Gênero. Heloísa de Argenteuil
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Evaniel Brás dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)