500 years’ great change: China’s falling down and rise up
500 anos da grande mudança: a China cai e se levanta
Resumo
Há 500 anos, a Europa Ocidental iniciava sua grande viagem ao redor da terra e sua grandiosa ascensão no mundo. No final do século XIX, o Ocidente dominava o mundo econômica, política e culturalmente. Enquanto isso, a China começou sua história de retrocesso depois que Zhenghe encerrou sua viagem aos mares ocidentais e se viu como alvo de divisão por potências estrangeiras em meados do século XIX. No entanto, 100 anos depois, em meados do século 20, a China mais uma vez se levantou. A China não tem interesse em buscar a supremacia, preferindo buscar a cooperação e situações em que todos saem ganhando; no entanto, com o avanço das “metas dos dois centenários” da China, particularmente o lançamento da meta do segundo centenário, o mundo passará por grandes mudanças, como nunca foram vistas nos últimos 500 anos.
Palavras-chave: 500 anos, cair, levantar
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Li Xiaodong
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)