Considerações sobre a crítica nietzscheana ao antifinalismo de Spinoza

Considerations on the nietzschean critique of spinoza’s anti-finalism

Autores

  • Carlos Wagner Benevides Gomes Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

A crítica empreendida pelo pensador alemão Friedrich Nietzsche acerca do problema do antifinalismo no pensamento do seiscentista holandês Benedictus de Spinoza será analisada por nós, principalmente, a partir da abordagem de duas obras:
Além do Bem e do Mal e A Gaia Ciência. Além disso, com o auxílio de comentadores nietzscheanos e spinozanos, analisaremos alguns trechos de uma carta e dos Fragmentos Póstumos do autor alemão sobre Spinoza e o problema deste sobre o finalismo presente na ontologia da sua obra magna Ética. Com isso, buscaremos entender como Nietzsche apontou as insuficiências teóricas de Spinoza quanto à sua crítica das causas finais, ou o finalismo que regularia o mundo, bem como explicitar em que medida sua crítica a Spinoza mostrou-se inconsequente em alguns pontos da filosofia deste.

Palavras-chave: Spinoza; Nietzsche; finalismo; filosofia

Biografia do Autor

Carlos Wagner Benevides Gomes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pesquisador-colaborador/Bolsista CAPES em Pós-doutorado (PPGFil-UECE). Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GT Benedictus de Spinoza (UECE). Membro do corpo editorial da Revista Conatus – Filosofia de Spinoza (UECE).

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Wagner Benevides Gomes, C. (2023). Considerações sobre a crítica nietzscheana ao antifinalismo de Spinoza: Considerations on the nietzschean critique of spinoza’s anti-finalism. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 7(16), 83–98. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4853