A ética ancestral na filosofia de Ailton Krenak
The ancestral ethics in Ailton Krenak’s philosophy
Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma concepção de ética na filosofia de Ailton Krenak. Penso essa ética nos escritos desse filósofo na perspectiva paradoxal de uma ética ancestral. Parto de seu pensamento que nos intima a repensar o conceito de humanidade ocidental e seus modos de vida. Percebe-se que sua ética busca no passado atualizar as formas de vidas ancestrais dos povos originários que ainda existem e resistem nas Américas e no mundo. O que chamo de ética ancestral
em Ailton Krenak é sua proposta de pensamento e ação a partir de sua crítica aos valores ocidentais, em que a mercadoria vale mais que a vida. Na exposição dessa ética, busca-se apresentar a potência do pensamento de Krenak e suas consequências
na construção de um mundo melhor.
Palavras-chave: Ética ancestral; Natureza; Filosofia indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ubiratane de Morais Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)