Observações sobre a questão ambiental na perspectiva da psicologia ecológica
Observations on the environmental issue from the perspective of ecological psychology
Resumo
O presente artigo pretende discutir a questão ambiental do ponto de vista da psicologia ecológica. Nesta visão, analisar a crise ambiental significa questionar os níveis de relação entre os seres humanos e o ambiente, considerando especialmente
a relação com os demais organismos vivos e animais não humanos. Assim, a psicologia ecológica sugere um caminho de reconsideração da relação homem e meio ambiente, possibilitando uma visão alternativa da relação com o ambiente
do qual faz parte, distanciando-se do entendimento segundo o qual o ambiente apresenta-se como recurso disponível a ser explorado até seu esgotamento.
Palavras-chave: Crise Ambiental; Percepção; Ecologia; Fenomenologia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gustavo Silvano Batista, Gabriel de Almeida de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)