Resenha crítica da tradução comentada dos sete capítulos internos do Zhuangzi
Critical review of the commented translation of the seven inner chapters of Zhuangzi
Resumo
Podemos observar no Brasil do século XXI uma ascensão progressiva e contínua da produção acadêmica filosófica de matriz chinesa. Sabemos que os três filósofos mais conhecidos, lidos e citados atualmente por aqui são Confúcio, Laozi e Zhuangzi (Sousa, 2020) – sem contar aqui o Sunzi, da Arte da Guerra (Sunzi Bingfa 孫子兵法). O Laozi 老子, também conhecido pela obra Daodejing 道德經 (Clássico do Caminho e da Virtude), já contava com dezenas de traduções, inclusive cerca de meia dúzia delas já diretamente da língua chinesa para o português, mas ainda nenhuma com tradução de algum comentador chinês tradicional do Laozi, até 2016. O livro Os Analectos (Lun Yu 論語), atribuído a Confúcio, até 2012 não tinha uma tradução completa e comentada feita diretamente do chinês para o português.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Matheus Oliva da Costa, José Marcello Salles Giffoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)