Resenha crítica da tradução comentada dos sete capítulos internos do Zhuangzi

Critical review of the commented translation of the seven inner chapters of Zhuangzi

Autores

  • Matheus Oliva da Costa Universidade de São Paulo (USP)
  • José Marcello Salles Giffoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Resumo

Podemos observar no Brasil do século XXI uma ascensão progressiva e contínua da produção acadêmica filosófica de matriz chinesa. Sabemos que os três filósofos mais conhecidos, lidos e citados atualmente por aqui são Confúcio, Laozi e Zhuangzi (Sousa, 2020) – sem contar aqui o Sunzi, da Arte da Guerra (Sunzi Bingfa 孫子兵法). O Laozi 老子, também conhecido pela obra Daodejing 道德經 (Clássico do Caminho e da Virtude), já contava com dezenas de traduções, inclusive cerca de meia dúzia delas já diretamente da língua chinesa para o português, mas ainda nenhuma com tradução de algum comentador chinês tradicional do Laozi, até 2016. O livro Os Analectos (Lun Yu 論語), atribuído a Confúcio, até 2012 não tinha uma tradução completa e comentada feita diretamente do chinês para o português.

Biografia do Autor

Matheus Oliva da Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando em Filosofia pela USP. Professor de Filosofia da SEDUC-AL. Licenciado pleno em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional. É membro da Associação Latino Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Doutor e mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, com graduação (licenciatura plena) em Ciência da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É estudante da graduação em Psicologia na UFAL.

José Marcello Salles Giffoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UFMG em projeto que estuda a Evasão Escolar na Educação Profissional. Desde 2014 é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MInas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Oliva da Costa, M., & Marcello Salles Giffoni, J. (2023). Resenha crítica da tradução comentada dos sete capítulos internos do Zhuangzi : Critical review of the commented translation of the seven inner chapters of Zhuangzi. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 7(16), 283–291. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4864