Critérios para a eficácia da pedagogia upaniṣádica no Advaita Vedānta, segundo Śaṅkarāchārya
Criteria for the effectiveness of Upaniṣadic pedagogy in Advaita Vedānta, according to Śaṅkarāchārya
Resumo
Baseado em um texto considerado tradicional e introdutório ao tema do Advaita Vedānta, o Tattvabodhaḥ, este artigo analisa a questão da não-dualidade (advaita), destacando dois elementos essenciais para a eficácia do método upaniṣádico: a qualificação do aluno (ādhikārin) para o estudo e do professor (śrotriya) para o ensino. Em relação a este último, Śaṅkarāchārya reitera a pertença dele a uma tradição de ensino, sendo, pois, imperativo sua submissão prévia ao próprio método que aplica.
Palavras-chave: Advaita Vedānta. Método. Qualificações. Tattvabodhaḥ
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alina Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)