Critérios para a eficácia da pedagogia upaniṣádica no Advaita Vedānta, segundo Śaṅkarāchārya

Criteria for the effectiveness of Upaniṣadic pedagogy in Advaita Vedānta, according to Śaṅkarāchārya

Autores

  • Alina Miranda Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Baseado em um texto considerado tradicional e introdutório ao tema do Advaita Vedānta, o Tattvabodhaḥ, este artigo analisa a questão da não-dualidade (advaita), destacando dois elementos essenciais para a eficácia do método upaniṣádico: a qualificação do aluno (ādhikārin) para o estudo e do professor (śrotriya) para o ensino. Em relação a este último, Śaṅkarāchārya reitera a pertença dele a uma tradição de ensino, sendo, pois, imperativo sua submissão prévia ao próprio método que aplica.
Palavras-chave: Advaita Vedānta. Método. Qualificações. Tattvabodhaḥ

Biografia do Autor

Alina Miranda, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); líder do grupo de pesquisa Advaita e História (CNPQ); pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR); membro do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Miranda, A. (2024). Critérios para a eficácia da pedagogia upaniṣádica no Advaita Vedānta, segundo Śaṅkarāchārya: Criteria for the effectiveness of Upaniṣadic pedagogy in Advaita Vedānta, according to Śaṅkarāchārya. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 7(17), 96–105. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5219