Nietzsche as a (Re)Source for Self-Care: An Autistic Alexander Technique Perspective
Nietzsche como fonte para o autocuidado: Uma perspectiva da Técnica Alexander Autista
Resumo
Scientific research on Autism Spectrum Disorder (ASD) can be complemented by combining qualitative methods. As a diagnosed autistic using the Alexander Technique, I initially present foundational references for an Autistic Alexander Technique perspective. After reviewing Giacoia’s reconstruction of Nietzsche’s depth psychology of ressentiment and amoral self-empowerment, I assess Nietzsche’s relevance to the practical challenge of developing a self-caring lifestyle for autistics in today’s world that goes beyond specialized disciplines such as philosophy, psychology, or music. My conclusion, positive for autistics, is that Nietzsche and F. M. Alexander both favored self-empowerment, psychophysical integration, and amoralism.
Keywords: Nietzsche, F.; Alexander, F. M.; Autism; Self-Care; Alexander Technique;
Brazilian Pragmatism.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tristan Torriani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)