Nietzsche as a (Re)Source for Self-Care: An Autistic Alexander Technique Perspective
Nietzsche como fonte para o autocuidado: Uma perspectiva da Técnica Alexander Autista
Abstract
A pesquisa científica sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser complementada por uma combinação de métodos qualitativos, inclusive humanísticos. Como autista diagnosticado que usa a Técnica Alexander, apresento inicialmente algumas referências fundamentais para uma perspectiva da Técnica Alexander para autistas. Após revisar a reconstrução de Giacoia da psicologia profunda de Nietzsche sobre o ressentimento e o autoempoderamento amoral, avalio a relevância de Nietzsche para o desafio prático de desenvolver um estilo de vida com autocuidado para os autistas no mundo de hoje que vá além das disciplinas especializadas, como filosofia, psicologia ou música. Minha conclusão, positiva para os autistas, é que Nietzsche e F. M. Alexander favoreciam o autoempoderamento, a integração psicofísica e o amoralismo.
Palavras-Chave: Nietzsche, F.; Alexander, F. M.; Autismo; Autocuidado; Técnica
Alexander; Pragmatismo brasileiro
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tristan Torriani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)