Imagens refletidas no céu do conhecimento: Elementos para uma análise comparativa entre o tantrismo da Caxemira e a estética hegeliana
Reflected images in the sky of knowledge: Elements for a comparative analysis between Kashmiri Tantrism and Hegelian aesthetics
Resumo
Buscamos neste artigo elaborar uma análise comparativa preliminar entre duas correntes estéticas distintas. De um lado, temos a teoria estética de Hegel e de outro da estética indiana por intermédio do sistema filosófico e prático do tantra (termo que faz referência a um conjunto de textos etradições de caráter prático ritualístico). Enquanto um refinado sistema filosófico, estético e ritualístico, o tantra foi desenvolvido com o advento do tantrismo da Caxemira à partir da obra do grande filósofo Abhinavagupta (séc. X).Compreende-se que uma proposta comparativa que envolve tradições de pensamento oriundas de diferentes sistemas civilizacionais, pode gerar questionamentos. Por isso delimitamos pontos de comparação dentro
de uma estrutura estética, em termos de representação, formação e comparação. Assim, temos de um lado a representação na estética no tantra, que se expressa como técnica relacionada à divinização do corpo, possuindo uma estética específica da visualização. Em contrapartida temos o pensamento de Hegel que em seus Cursos de Estética apresenta a corporeidade humana como algo concreto, porém relacionando a forma ao espírito.
Palavras-Chave: Hinduísmo, Estética, Tantra, Filosofia, Hegel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kaique Silva A. G. Kaf, Maria Lucia Abaurre Gnerre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)